Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Alinhamento e balanceamento: conheça o equipamento necessário

Alinhamento e balanceamento: conheça o equipamento necessário

Adentrar o mundo das manutenções automotivas na condição de prestador de serviços, empresário, exige alinhamento de visões amplas de mercado com detecção de necessidades mais específicas do público alvo. Isso significa que, por mais que um auto center queira especializar-se em um serviço mais segmentado, a fim de se diferenciar, a porta de entrada para o público ao seu negócio pode estar em serviços básicos de alta saída, capazes, no entanto, de fidelizar preferências e garantir estabilidade ao caixa da empresa.

Serviços de manutenção preventiva, ao lado dos reparos, são os mais acionados em qualquer oficina mecânica do país, com destaque para a troca de óleo e filtros e para os serviços de alinhamento e balanceamento. Manutenções como estas protegem veículos de desgastes desnecessários aumentando a vida útil dos demais componentes, sendo, por isso periodicamente demandado por um grande número de condutores. Também são serviços relativamente baratos e rápidos de executar, garantindo às oficinas uma fonte prática e segura de renda.

Abordaremos neste artigo equipamentos essenciais para a prestação de um serviço de qualidade em alinhamento e balanceamento. Investir em equipamentos que oferecem precisão, praticidade e tecnologia podem aumentar a capacidade de atendimento, o fluxo rotativo e a fidelização dos clientes pela qualidade e agilidade do serviço prestado.

Continue lendo para saber quais equipamentos não podem faltar para realizar alinhamentos e balanceamentos com excelência em seu auto center.

Rampa para alinhamento

As rampas automotivas são um investimento indispensável para qualquer tipo de auto center. Fundamentais para posicionar o carro de forma adequada para realizar o serviço, as rampas também são importantes para prestar agilidade e segurança para o operador, evitando assim acidentes de trabalho e permitindo que um único profissional consiga realizar sozinho o procedimento.

As opções mais modernas são equipadas com controle remoto para realizar a elevação de forma mais segura e contam também com sistema de rodas livres, por meio de macaco hidráulico manual ou elétrico. Costumam permitir o alinhamento dos eixos dianteiros e traseiros e suportar diferentes modelos de carro, sendo compatíveis também com diferentes modelos e marcas de aparelhos alinhadores.

Alinhador de direção

A função do alinhamento é ajustar o ângulo das rodas em relação ao chão, ao eixo e à suspensão do veículo. É, portanto, um trabalho de minúcia e precisão. O aparelho que realiza o alinhamento da direção é disponível em diversos modelos, com diferentes níveis de tecnologia, aplicabilidade e usabilidade. O custo de cada um desses aparelhos também varia, porém o mais recomendável é sempre optar por opções mais modernas tanto pela qualidade do serviço quanto para ter um equipamento com maior vida útil e nível de atualização.

Os alinhadores mais atuais realizam o aferimento por meio de sensores laser ou escaneamento digital tridimensional, sendo este último a tecnologia mais recente. Há equipamentos que realizam o alinhamento apenas no eixo dianteiro e há os que realizam em ambos os eixos. Normalmente estes aparelhos são conectados via wifi ou bluetooth com softwares em computadores acoplados que interpretam o resultado da medição e indicam em monitores o nível do ajuste que deve ser aplicado, facilitando e dando mais exatidão ao trabalho dos operadores.

Desmontadora de rodas

Com a função de montar e desmontar o conjunto roda/pneu, o aparelho desmontador, com o perdão do trocadilho, é uma verdadeira “mão na roda” e item indispensável na rotina de oficinas e auto centers, pois além de otimizar o tempo gasto no serviço e permitindo o melhor manuseio da peça pelo operador, evita a ocorrência de danos, amassados e arranhões em rodas comuns ou de liga leve.

O equipamento é composto por um eixo giratório bi direcional, normalmente motorizado, garras de fixação e sistema de alavanca. É comum que além da desmontagem, o aparelho também permita realizar a calibração dos pneus.

Balanceadora de rodas

Com o intuito de ajustar a estática do carro equilibrando/balanceando o movimento de rotação do conjunto roda/pneu, o balanceamento elimina trepidações deixando o carro com um movimento mais suave, prolongando a vida útil dos pneus e diversas outras peças, prestando mais estabilidade e segurança ao veículo.

O equipamento responsável por realizar este ajuste também funciona de forma computadorizada, indicando com extrema precisão os pontos onde se deve aplicar contrapesos de forma a equalizar o movimento de giro da roda. Esta medição é realizada por meio de sensores que avaliam o funcionamento do conjunto em rotação no aparelho que possui sistema automatizado de rotação e frenagem.

Agora que você já conhece os principais equipamentos envolvidos na prestação dos serviços de alinhamento e balanceamento, lembre-se de, ao montar ou modernizar o seu auto center, optar por tecnologias atualizadas e marcas com credibilidade, que agregarão qualidade e confiabilidade ao seu estabelecimento.

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726