Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Otimize a gestão do seu auto center em 4 passos

Otimize a gestão do seu auto center em 4 passos

Prestar serviços de manutenção em automóveis está longe de ser a mais simples das atividades econômicas, pelo contrário, é um trabalho que envolve uma dinâmica complexa e, principalmente, muita responsabilidade. Mais do que isso, por se tratar de uma ferramenta importante no cotidiano das pessoas, é preciso lidar com a pressa, a urgência e a exigência dos clientes.

Se perder na gestão dessa dinâmica de atendimento e realização do serviço pode custar muito caro à imagem da empresa, prejudicando a sua reputação no mercado e inviabilizando a fidelização dos clientes. Para não colocar a saúde financeira do seu auto center em risco é preciso muita organização e jogo de cintura para buscar meios de otimizar cada vez mais o fluxo administrativo e operacional do negócio.

Quando se trata de promover melhorias nesse aspecto, pequenos detalhes podem fazer tanta diferença quanto grandes mudanças estruturais. É importante ter um olhar analítico para promover esse aperfeiçoamento de forma estratégica sem ocasionar prejuízos financeiro e permitindo o aumento da produtividade.

Trazemos abaixo algumas dicas que certamente podem te ajudar a tirar o máximo do seu auto center oferecendo um excelente serviço. Continue lendo.

1. Melhore a comunicação

Esse aspecto vai muito além da publicidade da empresa e da divulgação dos serviços, devendo ser observado de forma integral, considerando o ambiente externo e o interno. Podemos relacionar algumas relações de comunicação que devem ser observadas: da marca com o público potencial, do mecânico com o cliente, do administrativo com o mecânico, do mecânico com outro mecânico, do gerente com os funcionários, da empresa com os fornecedores, etc.

Como vimos, a lista é grande e cada relação possui suas características específicas. A sugestão é que se possa implementar políticas e protocolos para evitar que pontos estratégicos da comunicação não interfiram negativamente no negócio. Dentre esses pontos mais estratégicos destacamos a comunicação da marca com o público (marketing) e a comunicação do funcionário com o cliente (atendimento), como forma de focar na prospecção de novos clientes e na fidelização de clientes já convertidos.

2. Invista em tecnologia para gestão

Um dos desafios na gestão do auto center é lidar com o grande volume de demandas e diferentes fluxos que fazem parte da rotina de uma oficina. Controle de estoque, fluxo de caixa, vendas parceladas, pagamento da mão de obra, descontos, valor da hora trabalhada, enfim, são muitas variáveis que podem virar uma bola de neve incontrolável se não forem controladas com rigor e disciplina.

Investir na automação do atendimento e dos processos de compra e venda é vital para o bom andamento de um auto center, um bom software de gestão voltado para as especificidades do setor é capaz de promover mais organização e controle financeiro, fiscal e operacional, prevenindo erros, prestando agilidade e prevenindo erros.

3. Invista em equipamentos modernos

Já que falamos em tecnologia é inevitável mencionar a quantidade de valor que equipamentos e ferramentas de qualidade e alto nível tecnológico podem agregar ao seu auto center. Bons equipamentos são caros, mas se você colocar no papel o quanto uma rampa de alinhamento, um elevador automotivo ou um desmontador de pneus, por exemplo, podem otimizar o seu tempo e aumentar a sua capacidade de atendimento você chegará a conclusão de que esse investimento terá retorno certo.

Mais do que isso, equipamentos de ponta aumentam a precisão dos diagnósticos ou das manutenções realizadas em seu centro automotivo. Esse fator gera satisfação aos clientes, credibilidade perante o mercado e mais segurança no ambiente de trabalho.

4. Promova a organização dos ambientes

Esqueça a visão antiquada de ambientes de serviços mecânicos como lugares sujos, escuros e bagunçados. A organização e a limpeza podem, sim, te fazer ganhar mais tempo e dinheiro

O ambiente da oficina em si deve estar pronto para “receber visitas”, deve causar uma boa impressão nos clientes e dessa forma fazer com que o cliente se sinta bem em frequentar seu estabelecimento.

As ferramentas devem ser organizadas de forma sistematizada, para que sejam encontradas com facilidade a qualquer momento, dando mais agilidade ao serviço. Os locais designados para cada ferramenta podem ser etiquetados e cada ferramenta pode ser identificada com o nome e a numeração.

Os espaços administrativos também devem ser pensados dessa forma: fichas cadastrais, estoques, documentos, comprovantes, livros contábeis, tudo deve ser organizado, bem condicionado e categorizado, facilitando o acesso e prevenindo perdas ou extravios.

Estas são dicas simples de ser implementadas, demandando apenas um pouco de disciplina e planejamento, pois a maioria delas se tratam de políticas relacionadas à cultura empresarial.

Você é proprietário de um auto center? Nos conte como é a experiência de gestão na sua empresa, é só deixar um comentário logo abaixo!

Inscreva-se para Receber Novidades

loading...

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726