Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Alinhamento 3D é o melhor para o seu autocenter?

Alinhamento 3D é o melhor para o seu autocenter?

Já não é segredo para nenhum empresário do setor de manutenção automotiva que uma oficina ou autocenter que se preze deve disponibilizar o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus. Podemos excetuar os estabelecimentos que optam por oferecer serviços extremamente segmentados ou especializados.

Porém, uma empresa que foca em atender às principais necessidades mecânicas de um carro - como é o caso da maioria das empresas do ramo -, não pode se dar ao luxo de não oferecer os serviços preventivos com maior procura no mercado, como é o caso da manutenção das rodas, suspensão e direção.

Dito isso, é fácil chegar à conclusão que um serviço tão requisitado, importante e básico não deve sobrecarregar o estabelecimento e os seus profissionais, pois deve ter alta rotatividade para garantir um bom número de atendimentos no final do dia e um bom rendimento no final do mês.

Neste artigo vamos falar abordar a importância da utilização de novas tecnologias na sua oficina, em específico o Alinhamento 3D, e os ganhos de produtividade, qualidade e economia que esse investimento pode proporcionar à sua empresa. Segue o post!

Quais os três tipos de alinhamento

Na realidade, o alinhamento do veículo é um procedimento só, que consiste em corrigir o ângulo das rodas e ajustar os elementos da suspensão. O que temos são diferentes equipamentos tecnologias que permitem realizar esta manutenção, afetando aspectos como precisão e agilidade na prestação do serviço.

O alinhamento manual (ou óptico) é o método mais antigo ainda utilizado para realizar este procedimento. Neste método, pequenos canhões de luz são presos às rodas do veículo, projetando um feixe em um painel fixo que contém as medições que indicam o grau de desajuste presente nas rodas.

O alinhamento a laser funciona de forma semelhante ao óptico, no entanto os feixes de luz são substituídos por projetores a laser, o que o torna o processo um pouco mais prático e consideravelmente mais preciso.

O alinhamento 3D é o que mais se diferencia dos outros métodos, uma vez que não é baseado em feixes luminosos e utiliza como base de referência as configuração de fábrica de cada modelo, constantes em um sistema computadorizado que acompanha os equipamentos próprios. No alinhamento 3D refletores são instalados nas rodas e são captados por sensores do equipamento, fornecendo assim um desenho tridimensional da parte que interessa do carro e realizando dessa maneira as medições.

Vantagens do alinhamento 3D

Todas as formas de alinhamento ainda são utilizadas nos dias de hoje e são capazes de fornecer com mais ou menos qualidade o serviço prometido. No entanto, aspectos como precisão, durabilidade do ajuste, necessidade de calibragem dos equipamentos e questões logísticas do autocenter são aspectos que podem pesar para a escolha do equipamento mais moderno. Veja abaixo as principais vantagens dos equipamentos de alinhamento 3D.

Mais fácil de operar

Um dos elementos atrativos na maioria dos equipamentos de alinhamento 3D é a grande praticidade em seu manuseio e operação. Dotados de computador, monitor e em alguns casos de impressora, a operação deste equipamento costuma ser bastante intuitiva e não envolve grandes esforços.

A comunicação entre os diferentes componentes do equipamento normalmente é toda sem cabo, normalmente realizado via conexão wireless ou bluetooth. O trabalho do operador se resume a posicionar corretamente o carro e os refletores, deixar a máquina fazer o trabalho e poucos segundos depois realizar os ajustes conforme indicado pelo equipamento que possui em sua base de dados os padrões de fábrica indicado para cada modelo.

Medições mais precisas e completas

A precisão das medições certamente são um grande agregador de valor em qualquer oficina, pois geram satisfação no cliente e possibilitam a cobrança de um preço maior por um serviço melhor e mais duradouro.

Alinhadores 3D contam com sensores de alta acurácia que são capazes de fornecer uma leitura tridimensional e em alta definição de todos os elementos importantes em um processo de alinhamento, das rodas e dos eixos do veículo, capaz de definir com precisão o camber, o caster, a centralização do volante, e muito mais.

Além disso, como os sensores de um alinhador 3D são fixos, e funcionam como suporte de refletores que não precisam de calibragem, este tipo de equipamento não necessita de manutenção com frequência e não corre o risco de perder a precisão por estar descalibrado.

Maior capacidade de atendimento

Todos os aspectos relacionados acima contribuem para algo que no fim das contas tem grande relevância tanto para o dono da oficina quanto para o cliente: a agilidade no serviço e, por conseguinte, uma grande capacidade de atendimento.

Toda a praticidade, precisão e tecnologia envolvida no alinhamento 3D contribui para que muito mais veículos possam ser atendidos em um tempo consideravelmente menor. Assim como, reduz também o tempo de espera dos clientes.

Em suma, por ser um serviço com maiores garantias, que agrega valor e aumenta a capacidade produtiva, um equipamento como este pode até custar mais caro, mas proporcionará ao seu auto-center um diferencial competitivo e chances reais de aumentar tanto a lucratividade da sua empresa quanto a satisfação do seu cliente.

O que achou deste conteúdo? Se você atua no setor de manutenção automotiva, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber toda semana conteúdos novos com muita qualidade e informação.

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726