Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Segmentos promissores do mercado de reparação automotiva

Segmentos promissores do mercado de reparação automotiva

Empreendedores que almejam o sucesso estão sempre em busca de mercados e serviços com boas condições de rentabilização e retorno dos investimentos. O setor automotivo pode ser considerado um dos pilares da nossa economia, uma vez que movimenta cerca de 20% de todo o PIB nacional. Devido ao grande comércio e procura por serviços de manutenção, o mercado está sempre crescendo, gerando interesse em quem procura por boas oportunidades.

O futuro do mercado automotivo

É visível que o mercado de reparos e manutenções automotivas tem passado por uma transformação positiva. A vontade de crescer e melhorar os lucros estão levando os empreendedores a criar um maior entendimento sobre medidas de modernização e ampliação dos serviços oferecidos, assim como a reestruturação das oficinas e auto centers, investimento em capacitação da equipe, melhorias na gestão financeira e adesão de novas modalidades de negócio.

É válido ressaltar que, apesar de todo esse processo de modernização, a qualidade ainda é o fator que mais deve ser levado em conta, acima de qualquer coisa. Junto a ela, vem o conhecimento. É muito importante estar capacitado e saber informar aos clientes sobre as especificações e funcionamento dos produtos.

Segmentação de serviços

Com o mercado automotivo cada mais competitivo, você, dono de oficina ou auto center, precisa garantir um diferencial para conquistar clientes e manter os lucros crescendo. Um boa alternativa é expandir os ramos de atuação, disponibilizando mais serviços de manutenção ou reparo automotivo.

Leia também: Reparação automotiva: como modernizar sua oficina ou auto center?

Por conta das inovações tecnológicas, saber lidar com sistemas como a injeção eletrônica passou a ser uma das opções mais procurada por quem deseja expandir os horizontes.

Se você também é um desses empreendedores que está sempre buscando uma maneira de crescer, separamos alguns segmentos da reparação automotiva que podem ser do seu interesse para ampliar os serviços oferecidos no seu negócio. Vamos lá?

Análise de performance diesel

Automóveis a diesel geralmente precisam de ajustes específicos regularmente, principalmente os que são utilizados para transportar cargas. Este tipo de manutenção ainda não é muito conhecido entre os próprios profissionais da área e oferece um perfil de desempenho do veículo para que sejam realizados ajustes em busca de melhor desempenho.

O módulo de injeção eletrônica presente em automóveis a diesel possui algumas diferenças em relação aos outros. Nele, o combustível passa por um único tubo e é injetado sob forte pressão em cada cilindro. O serviço é procurado principalmente por condutores de veículos pesados, sendo um ramo que vem trazendo muito crescimento para as oficinas que o prestam.

Reparo em módulos diesel

A diferença deste para o anterior é que, para os módulos do sistema supracitado, é preciso de um tipo diferente de equipamento para realizar a leitura dos parâmetros. O veículo de grande porte exige muito do módulo, por isso seu bom funcionamento é essencial. Ah, e os lucros obtidos com reparo em módulos diesel são muito altos. Que tal adotar esse diferencial para a sua empresa?

Reparo de módulos

Quase todos os veículos recentes contam com um sistema de injeção eletrônica. Mesmo substituindo muito bem o carburador, ele precisa de reparos em seu “cérebro”, a ECU (Engine Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico), popularmente conhecida como “centralina”. Ela funciona como um computador que controla, por exemplo, o nível de pressão do combustível injetado.

Com o tempo, o sistema começa a ter alguns problemas, podendo comprometer o desempenho do veículo, sendo necessário, então, que seja realizada uma verificação constante do seu funcionamento, assim com diagnóstico para ajuste ou troca de peças.

É necessário, naturalmente, investimento em equipamentos e capacitação dos funcionários, mas é um tipo de reparo extremamente rentável.

Reprogramação eletrônica

Se sua oficina é apta a fazer diagnósticos em módulos de injeção eletrônica, você sabe que nem sempre a substituição de sensores ou peças danificadas é a melhor alternativa.

Com o tempo, a ECU acumula informações e isso pode causar uma falha no desempenho do veículo. Mesmo assim, todas as peças continuam em bom estado. Se esse for o caso, o melhor a se fazer é a reprogramação das funções ou deletar todas as informações.

Os clientes, que cada vez mais têm acesso à informação, passaram a buscar por essa solução, que pode trazer muita economia de combustível e até melhorar o torque em marcha lenta.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726