Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Conheça os diferentes tipos de compressor de ar

Conheça os diferentes tipos de compressor de ar

O compressor de ar é um equipamento eletromecânico muito importante para segmentos como construção civil e indústria, principalmente a automobilística e de equipamentos agrícolas. O equipamento capta o ar que está no meio ambiente e o armazena em alta pressão. É utilizado para alimentar ferramentas pneumáticas, calibrar pneus dos automóveis e até mesmo para a limpeza.

Com um dispositivo de bombeamento, que produz uma rarefação no acesso de ar, ele o entrega comprimido para a saída de acumulação. É uma máquina extremamente duradoura, porém delicada, e precisa de muitos cuidados na hora da manutenção, além de ser muito importante para quem possui oficina mecânica ou auto center.

Utilidades do compressor de ar

O compressor de ar pode ser utilizado por diversos profissionais, segmentos do mercado e até mesmo para uso doméstico. Para cada função, é exigida uma capacidade (baixa, média e alta) do equipamento.

Uso doméstico

Para utilizá-lo em casa, é recomendado um compressor com baixa capacidade, que consiga realizar várias atividades, dentre elas o enchimento de pneus de carros e bicicletas, colchão de ar, renovação da pintura da casa, envernização de móveis e até mesmo pulverização de plantas.

Uso profissional

Neste caso, existem compressores de baixa e média capacidade. Os equipamentos de baixa capacidade são geralmente utilizados por dentistas, em enchimento de objetos infláveis, aerografia e também na pulverização de plantas, só que para jardinagens e grandes áreas verdes.

Uso industrial 

Possuem grande capacidade de compressão. Normalmente têm três pistões e são utilizados em grandes sistemas pneumáticos de fábricas e oficinas. Embora possam chegar a ser grandes máquinas de grande porte com alto custo aquisitivo e operacional, são oferecidos pelos fabricantes em padrões básicos, pois as condições de operação costumam variar um pouco de sistema para outro.

Tipos de compressores

Existem vários tipos de compressores, cada um responsável por desempenhar uma função predeterminada. Agora vamos conhecê-los detalhadamente.

Compressor turbo

É baseado em hélices com alto desempenho. Produzem altas vazões, ideais para a produção de empuxos elevados. O suprimento de ar em grande quantidade alimenta processos de combustão com altos índices de queima e eficiência térmica.

Leia também: Segmentos promissores do mercado de reparação automotiva

Compressor de ar de parafuso

Possuem dois parafusos que giram em sentido contrário, garantindo um engrenamento onde um parafuso move o outro. As aberturas de sucção e descarga de ar ficam em pontos opostos. Quando o ar entra pela abertura de sucção, fica preso entre as ranhuras dos parafusos e as paredes do tambor.

À medida em que eles empurram o ar, sobra menos espaço para que se movimentem, daí ocorre a compressão. As dimensões do compressor parafuso são menores; eles possuem um fluxo contínuo de ar e baixa temperatura de compressão.

Compressor de pistão

É um dos modelos mais antigos, porém ainda eficiente. Funciona a partir do deslocamento do pistão dentro de um cilindro, por meio de uma biela e uma cambota. Tem ação simples, ou seja, somente um lado do pistão é utilizado para realizar a compressão.

Somente este tipo comprime gases a alta pressão. Em alta pressão, o ar passar por fases e em cada uma delas, vai gradativamente sendo comprimido mais ainda até chegar à pressão exigida.

Compressor de palhetas

O compressor de palhetas é semelhante a uma bomba peristáltica. Ele confina o ar que é capturado no local de admissão, em câmaras formadas entre as palhetas e a camisa. As câmaras se estreitam à medida em que as palhetas giram, entregando o ar já comprimido no local de expulsão, seguindo para o vaso de acumulação.

Compressor de lóbulos

Seus dois eixos giram de maneira alterada. Eles se roçam mutuamente enquanto varrem a superfície das camisas hemisféricas correspondentes. Esta varredura serve para sugar o local de admissão. Os eixos, então, comprimem o ar enquanto giram em sentidos opostos, empurrando-o para o local de exaustão, por onde segue para ser acumulado.

Onde comprar compressores de ar

Compressores de ar de menor porte, para atividades mais corriqueiras, domésticas, ou que exijam uma baixa potência, podem ser encontrados nos mais variados lugares, desde lojas de ferramentas e materiais de construção às grandes lojas de departamentos.

No entanto, se o seu intuito for comprar um compressor de ar para a realização de atividades profissionais de alto impacto ou que exigem alta pressão, o melhor é recorrer a lojas especializadas em equipamentos de manutenção automotiva para ter acesso a um maquinário mais confiável, melhores condições de pagamento e uma logística de entrega especializada para equipamentos desse porte.

O que achou deste conteúdo? Se você atua no setor de manutenção automotiva, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber toda semana conteúdos novos com muita qualidade e informação.

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726