Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A diferença entre oficina e auto center

A diferença entre oficina e auto center

A indústria automobilística tem passado por um exponente processo de modernização, produzindo veículos cada vez mais tecnológicos e cheios de atrativos. E para acompanhar esse processo, as oficinas mecânicas precisam estar munidas de bons equipamentos e funcionários bem capacitados. Sendo assim, tornou-se uma obrigação dos empresários da reparação automotiva seguir as tendências da indústria, afinal, não há outra maneira de crescer do que investindo em conhecimento e tecnologia.

E por falar em modernidade, você sabe o que é, de fato um auto center? Muitos pensam que é o mesmo que uma oficina, mas existem algumas diferenças. Sabendo delas, você será capaz de oferecer serviços melhores e mais específicos ao seu cliente. Ficou curioso? Então vamos lá!

A oficina “raiz”

Num passado recente, a oficina e o profissional de reparação não tinham muita preocupação com a aparência do local de trabalho, a qualidade do serviço oferecido e até mesmo com a preservação do meio ambiente. O conhecimento, na maioria das vezes, era passado através da orientação de alguém mais experiente (negócios familiares, por exemplo), o famoso aprendizado na prática. As fontes de informação eram muito mais limitadas, com exceção das concessionárias, que tinham as informações fornecidas pelas montadoras.

Por isso, até hoje, muitas pessoas ainda têm em mente que uma oficina mecânica é um ambiente sujo, cheio de graxa, estopas e ferramentas espalhadas. De fato, não era o ambiente mais agradável de se pisar. Assim como as oficinas, os carros eram mais rudimentares. Um ajuste aqui, uma reposição ali e o problema estava resolvido; manutenção preventiva era uma demanda quase inexiste (“quebrou, trocou”).

A oficina de hoje

Se toda a indústria automobilística sofreu melhorias, por que as oficinas não o fariam também? A modernidade foi sendo adotada, não apenas no maquinário e nas instalações, mas também nos profissionais. Agora as oficinas são ambientes familiares, frequentada por mulheres, limpa, organizada e com equipamentos de ponta, além da prioridade em dar ao cliente o melhor atendimento e até mesmo a preocupação com o meio ambiente, através do descarte correto de resíduos.

Quanto ao profissional, ele estuda, se capacita, entende de informática e se porta melhor, afinal, cliente nenhum quer ser atendido por alguém sem preparo e higiene. Hoje, contamos com cursos e treinamentos com informações técnicas, tornando o mecânico cada mais competente no que faz.

Para quem é empresário do setor sabe que uma das maiores prioridades é o investimento em equipamentos e ferramentas específicas para cada tipo serviço e recursos tecnológicos oriundos da internet, para conseguir realizar tudo o que os modelos de veículos mais modernos necessitam. 

Oficina mecânica

Quem tem carro sabe que as oficinas não devem ser procuradas apenas quando eles apresentam problemas, mas sim ao menos a cada seis menos ou dentro do prazo estipulado pelo fabricante, para que as revisões sejam realizadas e não haja problemas no futuro.

Ela tem um perfil e serviços mais generalista: os mecânicos, em sua maioria, não são especializados em marcas ou modelos. Por isso, não é uma tarefa fácil encontrar uma oficina que agrade aos clientes mais exigentes. Existem dois tipos de oficinas, as especializadas e multimarcas.

Oficina multimarca

É um modelo recente, que ainda não possui uma definição padrão. Como o seu nome indica, ela oferece serviços de revisão e manutenção para veículos de variadas marcas, podendo substituir as concessionárias, que cobram um valor bem mais elevado.

Por possuir especialização em diversos fabricantes, ela disponibiliza serviços especializados de acordo com o acesso às peças originais e com a marca do veículo, o que é bem difícil de encontrar nas oficinas tradicionais.

Oficina especializada

Trabalham exclusivamente com determinadas marcas, o que faz com o que serviço seja mais segmentado, realizado por profissionais qualificados e com conhecimentos específicos. Na hora de divulgar, é importante que isso seja evidenciado, para que o cliente veja que o serviço que você presta é superior e mais especializado do que o da concorrência. Para o cliente, pode parecer que os valores são mais altos, mas dependendo da qualidade do serviço, ele não precisará ser repetido tão cedo.

Auto center

Por fim, os pontos diferenciais entre uma oficina mecânica e um auto center. Neste, o forte são os serviços de check-up e manutenção, com seus equipamentos de primeira linha e ferramentas. Um dos principais diferenciais é que seus profissionais têm conhecimento técnico e habilidades capazes de entender com mais eficiência qual a melhor solução para o seu problema. Ele pode ou não oferecer um atendimento completo, como soluções elétricas, borracharia, mecânicas etc; isso vai depender da qualificação dos profissionais.

Para o empreendedor do ramo, é importante focar no tipo de serviço que irá prestar, para que ele seja realizado com a melhor qualidade possível. Segmentando, você garante com muito mais facilidade o retorno do cliente. Este, por sua, vez, sabendo que tipo de local procurar na hora de realizar a manutenção ou reparo em seu automóvel, corre muito menos risco de se frustrar com um atendimento que não era voltado para aquele tipo de problema.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726