Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância da rampa de alinhamento para a sua oficina

A importância da rampa de alinhamento para a sua oficina

Um dos equipamentos automotivos mais importantes em uma oficina ou auto center é a rampa de alinhamento. Se a direção do automóvel de algum cliente não o leva para onde gira o volante, é um sinal de que já está na hora de fazer um alinhamento e balanceamento das rodas. É algo que pode acontecer com qualquer motorista e quem presta esse tipo de serviço pode obter ótimos lucros. Mas para isso, é preciso ter os melhores equipamentos e atendimento.

Para isso, a rampa de alinhamento é uma mão na roda e vem para facilitar em tudo nesse processo. Se você ainda tem dúvidas sobre a sua importância, venha descobrir as vantagens que ela oferece! Mas antes, vamos entender melhor sobre o seu funcionamento.

Componentes

Ela é composta por plataformas esquerda e direita, com uma base em cada lado. Conta também com um pé de charrete, rampa de acesso, pistão pneumático, banco, prato traseiro móvel, viga para travamento, mangueiras para instalação, anéis elásticos, conexões e parafusos para fixação e travamento das plataformas.

Funcionamento

O operador do equipamento posiciona o veículo dividido entre a plataforma de elevação, sobe com o veículo até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e aciona a válvula para elevar a rampa. O cavalete então se situa sozinho no apoio após o destravamento da alavanca. O ar deve ser fechado para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso. Para descê-la, basta acionar o pistão e subir a rampa por alguns centímetros, puxar o descanso e deixá-lo fixo com um cabo de aço, soltar o ar dos pistões. É sempre válido lembrar de puxar o freio de mão quando subir na rampa, para evitar acidentes.

Vantagens de ter uma rampa de alinhamento

Segurança

Era comum que se utilizassem valetas nas oficinas a fim de substituir uma rampa. Dessa forma, o carro era posicionado para se encaixar perfeitamente sobre a valeta. De lá, os mecânicos tinham uma visão ampla do que estava acontecendo com o veículo.

Hoje, já existem outras possibilidades mais seguras. A rampa de alinhamento, por exemplo, possui um sistema de travamento, que segura o carro ao equipamento, evitando que ele caia por cima de alguém durante o trabalho.

Organização

A valeta, além de não oferecer segurança, não é nada prática. Era preciso escolher um local para construí-la, e lá ela teria que ficar para sempre. Com uma rampa, é muito mais fácil organizar e acoplar tudo onde for mais conveniente. A demanda aumentou? Basta adquirir outro equipamento e organizar a oficina de maneira que haja espaço ambas, sem precisar investir em mão de obra para a construção de mais um buraco.

Agilidade

Antes, era necessário que ao menos dois mecânicos tivessem que alinhar o veículo sobre a valeta e diagnosticar o problema do automóvel. Com a rampa, o atendimento fica mais rápido e eficiente, com apenas um funcionário encarregado de operá-la. Isso, além de ser uma boa redução de custos, significa mais satisfação do cliente, que não vai precisar esperar um longo tempo para ter seu carro de volta.

Fácil manutenção

Adquirindo uma rampa de alinhamento de uma empresa de confiança, você garante uma manutenção mais fácil, pois as próprias empresas que as fornecem prestam assistência para que você não precise fazer esse trabalho.

Se adapta a vários modelos de veículos

Com a rampa certa, você poderá atender a diversos tipos de carros, não se limitando a apenas modelos utilitários. O bom atendimento vem sempre em primeiro lugar, e além de aumentar a qualidade do serviço, vai conseguir ainda mais clientes!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726