Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Como abrir um lava rápido e prosperar?

Como abrir um lava rápido e prosperar?

Você já parou para pensar em como montar um lava rápido pode ser um excelente negócio? Com tantos carros que circulam diariamente nas cidades, os serviços do tipo têm gerado bons resultados, principalmente quando se leva em conta que as pessoas não têm tanto tempo assim para fazerem elas mesmas o serviço. O carro é um bem material muito valioso, e quem suou para comprar o seu sabe como é importante mantê-lo muito bem cuidado: é um símbolo do trabalho, sucesso profissional e financeiro.

Ainda assim temos no Brasil um mercado de lava-jatos muito tímido em relação a outros países. É interessante enfatizar que ele raramente sofre algum tipo de crise, pois é algo necessário e de bom custo-benefício para o consumidor. Para ter um lava rápido de sucesso é necessário planejamento, conhecimento, estrutura funcional e muita dedicação. Quer ver como? Continue lendo!

Começando

Um lava-jato, ou lava rápido, é um estabelecimento que trabalha com serviços de limpeza de automóveis. Existem duas formas de realizar o trabalho: de maneira manual ou expressa. A primeira utiliza trabalho braçal aliados a equipamentos móveis, parecido com o jeito como fazemos em casa. A diferença é a agilidade dos profissionais. Já a lavagem expressa é realizada por meio de máquinas por onde o carro passa e sai limpo. Este modelo apresenta um custo maior, porém a produtividade e o diferencial também são.
Normalmente os lava rápidos trabalham o trabalho manual e é basicamente essa a diferença entre um e outro.

Planejamento financeiro

Um plano de negócios serve para o empreendedor garantir uma visão ampla sobre o mercado ao qual irá inserir a empresa. É nele que são definidos pautas como serviços que serão oferecidos, por exemplo, além de detalhar a questão financeira e recursos que serão utilizados. Deve haver investimento inicial e capital de giro, que vai depender muito de como vai ser a estrutura inicial do do empreendimento. Um lava-jato de pequeno ou médio porte pode variar entre R$20 e R$40 mil reais. Vale lembrar que deve haver uma verba destinada a divulgação.

Ainda deve ser considerada a aquisição do ponto comercial. Porém, não é algo recomendado, pois seria dinheiro imobilizado em um negócio sem futuro definido. O que mais vai contar no valor do investimento será o modelo do negócio e a estrutura que será montada.

O local ideal

O processo de montagem de empresa alguma é simples. Após definido o investimento, é hora de procurar um ponto para instalação do negócio, que seja de fácil acesso, de preferência um pouco distante do grande fluxo de pessoas que há no centro da cidade. Postos de gasolina, proximidades de rodovias, bairros maiores com bom fluxo de carros e não de pedestres são opções ideais.

Montagem

Antes mesmo de procurar um ponto, deve-se fazer uma pergunta que provavelmente ninguém pensa inicialmente até começar um planejamento mais detalhado: onde você conseguirá água para abastecer o lava rápido? Depois disso vem a estrutura e os equipamentos necessários, como rampas de lavagem, mangueiras próprias para lavagem em grande escala, aspiradores, lavadoras de alta pressão e tudo que um lava rápido precisa, assim como itens de escritório (computadores, impressoras, cadeiras etc).

Serviços diferenciados

Não basta apenas montar um negócio. Para se destacar no meio da concorrência, invista no que não é tradicional, procure estudar o que falta neles que possa agregar valor à sua empresa. Não é fácil,principalmente no começo, mas um atendimento diferenciado, um local confortável para os clientes esperarem enquanto seu veículo é lavado, espaço conveniência, internet grátis, serviço de “leva e traz” etc. São pequenos investimentos que irão ajudar seu empreendimento a trilhar um caminho diferenciado.

Estar ligado às novidades do mercado é imprescindível, e quanto mais inovador você se propor a ser, mais chances você tem de alavancar. Existem diversos atrativos tecnológicos disponíveis, como lavagem sem utilização de água, por exemplo. Imagine conquistar todo um público que, assim como você, também pensa no meio ambiente?

Divulgação

Toda empresa, no início, precisa de divulgação para dar certo e conseguir atingir novos clientes, afinal, quem não fala não é ouvido. O boca a boca é sempre eficaz, mas para que aconteça, o público precisa experimentar o seu serviço. O ideal é investir em estratégias de marketing digital, que permite ao empreendedor segmentar o público-alvo, chegando até ele mais assertivamente.

Aumentar a interação social não é só divulgar, é fazer com que percebam que seu lava rápido é de confiança, com uma clientela fiel que comprova que quem confiar o carro a ele está em boas mãos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726