Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância de renovar os equipamentos automotivos da sua oficina

A importância de renovar os equipamentos automotivos da sua oficina

Uma prioridade de uma oficina mecânica ou auto center é ter equipamentos automotivos de qualidade que sejam compatíveis com o que seus clientes precisam, garantindo um atendimento de qualidade. O mercado de reparo e manutenção de veículos está sendo repaginado a cada dia, tanto que é assunto constante aqui no blog.

Hoje, no Brasil, já existem mais de 100 mil oficinas mecânicas operando para atender a mais de 50 milhões de veículos que circulam pelo país. Dessa forma, prestar apenas o trivial aos clientes não é o ideal para quem quer continuar firme. E como fazer isso? Inovando, oferecendo serviços diferenciados e renovando o maquinário para sempre estar à frente da concorrência! Hoje você vai entender como ter equipamentos novos e modernos é importante para o crescimento do seu negócio. Boa leitura!

Por que renovar?

Por mais que o motivo seja evidente, muitas vezes os empreendedores do ramo não percebem a importância de ter maquinário novo, não têm tempo para estudar a concorrência e até mesmo não têm a verba necessária no momento para isso. Muitos ainda seguem a lógica de que “se funciona, por que trocar?”. O que acontece é que não se trata apenas de um equipamento funcionar bem, mas sim da sua capacidade produtiva e do ganho no atendimento às necessidades do cliente.

Novos equipamentos automotivos geram diversos frutos para uma oficina ou auto center, como maior produtividade de todos, organização, conforto, segurança, controle de recursos e agilidade na entrega dos serviços. Vale levar em conta também que os custos com manutenção e imprevistos passarão a ser menores, já que você acabou de adquirir um equipamento novo em folha. Vai dizer que não está cansado de gastar com reposição de peças constantemente, o que ainda por cima atrapalha o fluxo de trabalho da empresa?

Qual a hora certa para trocar os equipamentos antigos?

Ainda naquela marola da crise econômica de alguns anos atrás. Acredite ou não, ainda é um bom momento para investir em novos equipamentos. Isso porque muitas oficinas e auto centers decidem cortar gastos e investimentos com maquinário novo por conta do cenário desestimulante. Se isso acontece, a tendência é que os valores dos equipamentos caiam, o que é uma excelente oportunidade para fazer negócio e garantir o tiro de largada.

O retorno nunca é imediato, mas o mercado automotivo não para, principalmente porque é necessário para todo mundo que possui um carro. Então, em meio a tantas oficinas que tiveram que deixar de investir e se modernizar, quem você acha que o público irá procurar para confiar seus automóveis? Além disso, você ainda pode vender os seus equipamentos usados com muito mais facilidade!

Algumas questões também devem ser levadas em conta, como: o trabalho que o equipamento gera para a oficina (ele dá mais despesa que lucro?), a produtividade (vai ser maior se ele for trocado?), e se há algum risco para a equipe (é possível que o equipamento cause algum acidente por falha mecânica e não humana?).
Com base nas respostas, você mesmo já vai saber o que deve ser feito.

O que a troca de equipamentos garante à sua oficina?

Assistência especializada 

As empresas que vendem equipamentos automotivos disponibilizam serviço de assistência especializada, com uma equipe capaz de resolver qualquer problema que as máquinas possam apresentar. Rampas de alinhamento, elevadores automotivos e guinchos hidráulicos, por exemplo, são extremamente duradouros, e com uma boa assistência, podem durar ainda mais.

Disponibilidade de peças 

Peças para equipamentos automotivos antigos são sempre difíceis de serem encontradas, afinal é o que acontece quando algo fica obsoleto. Com equipamentos novos, você adquire a facilidade que é repor as peças sempre que precisar, tudo isso em conjunto com a assistência.

Capacitação

Ninguém tem a obrigação de saber utilizar um equipamento recém chegado, por isso é necessário um treinamento para a equipe ficar apta a operá-lo sem riscos. Quando você compra novos equipamentos, você e os funcionários recebem essa especialização dos técnicos responsáveis, fazendo com que todo o time garanta um atendimento ainda mais efetivo para os clientes, que prezam muito por profissionais bem qualificados.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726