Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

5 ferramentas automotivas básicas mas indispensáveis em uma oficina

5 ferramentas automotivas básicas mas indispensáveis em uma oficina

Qualquer negócio precisa de muito mais do que conhecimento técnico para funcionar. Exige boa mão de obra, organização e, claro, boas ferramentas automotivas para que os serviços sejam entregues de acordo com as expectativas. Em uma oficina, se você quer ser “pau para toda obra”, tem que ter em mãos uma lista de tudo o que vai precisar no dia-a-dia, para que o estoque esteja sempre abastecido com os equipamentos certos.

Se você já sabe quais são os serviços mais solicitados pelos clientes, pode se planejar com antecedência e assim se preparar para todo tipo de demanda, até mesmo as que chegam de surpresa. Da mesma forma que as ferramentas facilitam o fluxo de trabalho, a ausência delas pode ser uma tremenda dor de cabeça. Nem toda oficina pode arcar com os custos de investimento em uma variedade delas. Mas os clientes não querem saber: eles querem sempre o melhor atendimento e os melhores profissionais. Preparamos este post para te ajudar a analisar o que é realmente imprescindível no ramo de reparação automotiva. Vamos lá?

O básico é indispensável

Se você é um empreendedor do ramo, já sabe quais são as ferramentas automotivas de praxe: chaves de fenda, chaves inglesas etc. Mas em muitos casos, esses equipamentos são deixados de lado por parecerem demasiado óbvios. Imagine só começar um serviço e só então perceber que precisava de uma chave de boca para determinado modelo de automóvel! O ideal é que uma oficina possua vários kits completos de equipamentos e que os funcionários estejam aptos a utilizá-los, pois muitas vezes as demandas podem acontecer ao mesmo tempo. Com apenas um kit, todo o fluxo de trabalho pode ser comprometido.

Alicates

Basicamente todo tipo de reparo requer o uso de alicates. Existem inúmeros tipos e tamanhos, cada um com suas funções discriminadas. Por mais que os modelos universais sejam de grande utilidade para qualquer tipo de reparo, em algum momento você irá precisar de algum com função mais específica. Por exemplo, o alicate de bico serve para peças pequenas; se tentar fazer a mesma coisa com um alicate de corte, a peça poderá ser danificada.

Chaves

Os muitos modelos de chave serão ótimos para auxiliar o mecânico com uma pecinha que não falta em um veículo: o parafuso. E veja bem, eles não são poucos. Para cada um deles existe um tipo de chave: inglesas, de boca, de fenda, phillips, allen etc. Elas são tão indispensáveis que compensa um investimento maior, pois sofrem muito desgaste por conta do uso contínuo. Por isso, invista em chaves de qualidade, pois pode resultar em economia muito maior no final. O mesmo vale para os alicates.

Torquímetros

Servem para medir o valor de torque em uma peça do carro, ou seja, a força necessária para apertar ou afrouxar os metais dessa peça, como os parafusos. São importantes porque a força deve ser precisa, nem muita e nem pouca: no ponto. Dessa forma, se evita danos à estrutura metálica do automóvel. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, por isso adquira aqueles que forem realmente necessários para a sua oficina.

Elevadores automotivos

Um dos nossos queridinhos aqui no blog, eles vieram para acabar com os ultrapassados fossos utilizados por baixo dos veículos. Isso ajuda não só a melhorar a aparência da oficina como também torna o trabalho muito mais rápido, pois podem atender a muito mais carros durante o dia, já que é possível colocar um embaixo do outro. Não é uma ferramenta barata, mas assim que você tiver um no seu negócio, vai ver como o investimento valeu cada centavo.

Macacos

Por último mas não menos importante, ele, uma das ferramentas mais conhecidas, até mesmo por quem não é do setor da reparação automotiva. Perto dos elevadores, pode parecer um pouco ultrapassado, mas para um reparo simples, pode ser a ferramenta certa, como na troca de pneus, por exemplo.

Estes equipamentos, por mais simples que pareçam, não estão em uma oficina apenas para enfeitar. A tecnologia de ponta é sempre necessária, mas certas coisas simples continuam sendo indispensáveis.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726