Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância da revisão automotiva

A importância da revisão automotiva

Independente de o carro ser novo ou já ter uns anos de uso, a revisão automotiva deve ser algo a ser fazer periodicamente, pois é ela que vai garantir o funcionamento correto de todos os componentes do carro, prevenir acidentes e te fazer economizar muito mais, já que uma manutenção preventiva é muito mais saudável para o seu bolso do que reparação de defeitos. Para realizar esse check-up, basta procurar aquele seu mecânico de confiança.

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre a revisão automotiva, sua importância, o que deve ser feito e verificado para ficar tudo certo com o seu carro!

O que é revisão veicular, de fato?

Ela funciona como aquela ida ao médico que fazemos ao menos duas vezes por ano, para verificar a situação do nosso corpo. A revisão automotiva é uma checagem do funcionamento de todas as peças do automóvel, sistemas e dispositivos, evitando que eles tenham problemas e garantindo sua segurança.

É natural que os componentes de um veículo sofram desgaste, principalmente após um tempo de utilização. Mas muito depende de como elas são cuidadas. Para que o desempenho mantenha sempre o nível de quando ele foi adquirido, o acompanhamento constante é indispensável. Algumas coisas mais simples podem ser observadas pelo próprio motorista, como o funcionamento dos faróis, calibragem e alinhamento dos pneus, água e óleo etc. As demais devem ser checadas apenas por um profissional qualificado, como cabos do acelerador, sistemas de freio e embreagem. Se o carro for novo, tem a revisão recomendada pelo fabricante, para que a garantia não seja perdida.

A recomendação é que ela seja feita a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados. Para ter certeza, é importante verificar o manual do fabricante.

O que deve ser checado na revisão?

Óleo e motor

Devem ser sempre verificados, principalmente se o carro for usado. Se o óleo estiver baixo, não vale apenas completá-lo: deve-se saber quais foram as últimas especificações, para que seja feita a troca completa. Ele é imprescindível para o funcionamento do motor, por isso não deve ser visto como algo secundário. A substituição deve ser feita sempre de acordo com as indicações do fabricante.

Freios e amortecedores

Tanto os discos quanto as pastilhas e fluido devem ser prioridade em uma revisão automotiva. A substituição do fluido é importante porque reduz o tempo de frenagem. É sempre necessário verificar se há algum vazamento. Carros com até 50 mil quilômetros percorridos que estejam com os amortecedores originais podem apresentar vazamentos, o que impacta diretamente na estabilidade do veículo.

Líquido de arrefecimento

Outro componente importante que sequer lembramos. Ele deve estar sempre dentro do nível, com etilenoglicol e sem nenhum tipo de sais minerais em sua composição. Se o circuito de arrefecimento estiver escurecido, provavelmente é porque a água utilizada lá foi de torneira. Um simples vazamento pode fundir o motor, por isso, o ideal é que o líquido seja substituído de dois em dois anos ou a cada 70 mil quilômetros percorridos. Já a checagem da cor deve ser feita frequentemente, de preferência a cada duas semanas ou uma vez ao mês.

Pneus

Rodízio, alinhamento, troca, etc. Tudo isso deve ser feito caso os pneus apresentem imperfeições no desempenho, principalmente se o carro já tem mais de 50 mil quilômetros rodados. Muitas vezes ele aparenta estar em boas condições por fora, mas possui desgaste excessivo por dentro, o que demanda substituição imediata. Depois disso, o rodízio não pode ser deixado de lado, assim como o alinhamento, que deve ser feito a cada 10 mil quilômetros.

Faróis

Vale a pena conferir luzes alta e baixa, lanternas, setas e luz de freio. Se uma das lâmpadas estiver queimada, o recomendado é substituir o par de uma vez, pois sua vida útil é praticamente a mesma.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726