Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Você sabe o que são carros híbridos?

Você sabe o que são carros híbridos?

O setor automobilístico tem apostado cada vez mais fichas nos carros híbridos, que funciona com duas fontes de força, diferente dos modelos tradicionais, que possuem apenas uma. A maior vantagem do híbrido é não precisar se preocupar com a falta de bateria, porém o preço não é muito convidativo. Em um modelo convencional, com motor a combustão, temos como sua principal função a melhoria do desempenho, além de possuírem boa autonomia. Mas quanto mais potência, maior o consumo e também o número de poluentes soltos no ar.

Já em um motor elétrico, não há emissão de poluentes e o custo por quilômetro rodado é muito mais baixo, assim como sua autonomia. Deve-se ainda levar em conta que eles demoram voltar a rodar, pois recarregá-los demora muito mais que abastecer. Por isso o híbrido é uma escolha tão boa. Ele combina o melhor dos dois: a boa autonomia e a potência do motor convencional, com menor emissão de poluentes e economia do propulsor elétrico.

Como funciona um carro híbrido?

Cada motor tem funções diferentes. O propulsor a combustão tem como objetivo a movimentação do veículo, atuando quando há alta demanda de potência ou torque (situação de aclives e alta velocidade, por exemplo). Quando o sistema central reconhece que as baterias estão em baixo nível, a combustão entra em ação para ajudar a recarregar a energia.

Um dos mais importantes componentes de um carro híbrido é o gerador. Ele é o responsável por transformar a energia cinética do motor a combustão em energia elétrica, que será usada pelo outro motor. Essa conversão acontece em frenagens e quando o carro está em movimento, sem aceleração

Tipos de carros híbridos

Para trabalharem juntos, o sistema de ambos foi melhorado, obtendo o melhor resultado. Os carros híbridos dividem-se em três tipos:

Híbrido paralelo

Neles, tanto o motor elétrico quando o convencional geram tração para mover as rodas do carro. Por isso, é correto afirmar que eles funcionam paralelamente. O elétrico é geralmente conectado ao eixo dianteiro, e no eixo traseiro fica o motor a combustão. Em alguns modelos, eles podem ser encontrados no mesmo eixo, mas isso encarece o sistema, já que demanda controladores eletrônicos mais sofisticados.

Híbrido série

Apenas o motor elétrico gera a tração, e o motor a combustão serve para alimentar a bateria. Como o carro não pode andar diretamente com gasolina ou etanol, ele precisa de uma bateria muito maior, o que faz com que seja mais caro.

Híbrido misto

É o que possui a estrutura mais complexa. Um conjunto eletrônico avalia, o tempo inteiro, as condições do veículo e do trajeto, decidindo qual é a melhor hora de usar o motor a combustão ou o elétrico. O motorista também pode escolher o de sua preferência. Sua bateria deve ser grande, por isso é um tipo de veículo, também, com preços elevados.

Em todos os tipos é comum que haja a instalação de freios regenerativos, que permitem que a energia dispersada na utilização do freio seja reutilizada para recarregar as baterias.

Vantagens e desvantagens de um carro híbrido

Por usar um motor a combustão como auxiliar na carga das baterias e aproveitar essa energia durante as frenagens, os híbridos não precisam de recarga, com exceção de alguns modelos. Além disso, sua manutenção é semelhante a de um carro normal.

Ele possui mais autonomia em cidades, devido aos congestionamentos. Seu desempenho é melhor nesses casos pois ele permite a condução somente com o motor elétrico durante as frenagens, o que, como já foi dito acima, recarrega as baterias. Em baixas velocidades, é o motor elétrico que trabalha. Por mais que a emissão de poluentes seja menor, ela ainda existe.

No Brasil

O primeiro carro elétrico produzido no mundo data de 1893, inventado pelo escocês Robert Anderson of Aberdeen. Já o primeiro híbrido com motor a combustão e elétrico foi desenvolvido por Ferdinand Porsche e Jacob Lohner em 1896, o Elektromobil. O protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel em Paris, no ano de 1901.

Em 1997, o projeto foi adaptado e realizado pelos japoneses, dando origem ao Toyota Prius, o primeiro híbrido produzido e comercializado em série no mundo. Aqui no Brasil, a venda desses modelos começou em 2010, com o Mercedes-Benz s400, e continua tímida, devido aos preços elevados.

Mas seu futuro é promissor. Com o aumento do valor do petróleo e os riscos da poluição à saúde, governos e empresas estão investindo em pesquisas de baterias de alta densidade, motores elétricos, sistemas de recarga e redes de distribuição de energia inteligentes. A busca por novos meios de energia sustentável tem se intensificado em todos os setores, inclusive no automotivo, e quem sabe o carro híbrido pode se tornar uma realidade mais acessível para as pessoas com o surgimento de novas tecnologias e meios de produção mais baratos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726