Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Oficina independente ou concessionária: qual a melhor escolha?

Oficina independente ou concessionária: qual a melhor escolha?

Na hora da revisão, paira uma dúvida sobre a cabeça de boa parte dos motoristas: levar o carro a uma oficina independente ou autorizada?. Na prática, ambas têm suas vantagens e desvantagens. Para começo de conversa, a autorizada é conhecida por realizar um serviço com mais garantias para o cliente, mas por um preço muito maior. Já a independente possui preços mais atrativos, mas também pode gerar dor de cabeça, caso não seja de confiança

Com a crise econômica recente, a entrada de várias marcas no mercado nacional e o aumento da concorrência, houve uma baixa nas vendas de automóveis. Com isso, aumentaram bastante os serviços de pós-vendas. As próprias montadoras já entenderam o novo cenário e aumentaram o prazo de garantia dos veículos, o que serviu de ajuda para as revendedoras autorizadas. Isso aumentou a concorrência entre elas e as oficinas independentes, que também tiveram que se movimentar para conseguir novos clientes e manter os antigos.

Ainda tem dúvidas sobre onde fazer a manutenção ou reparo do seu carro? Vamos entender melhor a diferença entre oficina independente e concessionária.

Concessionárias

São recomendadas se seu carro ainda está dentro da garantia, devido aos preços mais elevados. Possuem ferramentas próprias para a reparação dos veículos de uma montadora, em específico. Além disso, contam com funcionários com formação técnica específica para certos serviços.

É importante lembrar que oficina autorizada não é o mesmo que especializada. A primeira é ligada à montadora e só utiliza peças genuínas. Por outro lado, a especializada não possui vínculo algum com a montadora, sequer tendo obrigação de utilizar peças de fábrica. Seu diferencial é a especialização em determinados tipos de serviço. 

Oficinas independentes

Elas possuem serviços mais baratos e o consumidor pode optar por utilizar ou não peças de origem. Como a mão de obra e os valores são claramente maiores nas concessionárias, às vezes não chega a ser justificável realizar certas manutenções no representante oficial. Se a garantia do veículo expirou e você conhece mecânicos de confiança, com formação técnica geral, não há porque não confiar a eles reparações menores ou manutenção normal dos componentes do carro.

Qual das duas o consumidor prefere?

Em meio a tanta competição, quem sai ganhando é o consumidor. Mas ele ainda tem dúvidas sobre onde fazer a manutenção do seu carro, principalmente após o fim da garantia da montadora. De acordo com dados do Sindicato do Setor de Reparação Automotiva, o SINDIREPA, a maioria dos motoristas prefere utilizar oficinas independentes para fazer a manutenção preventiva e a reparação dos seus carros.

Mesmo com a perda de mercado para as concessionárias, as oficinas independentes são responsáveis pela manutenção de 80% da frota circulante no país, o que equivale a mais de 40 milhões de veículos. Essa preferência cresce junto com a idade dos automóveis. Mais de 90% dos clientes de concessionárias migram para as oficinas independentes após o vencimento do prazo de garantia que é dado pelas montadoras.

Qual escolher?

Independente da opção pessoal de cada um, o importante é seguir o cronograma que está no manual do carro e fazer as manutenções corretamente. As revisões em concessionárias são feitas por profissionais qualificados que seguem os padrões de fábrica. São equipados com ferramentas que atendem as especificações do carro, além de utilizarem peças de reposição homologadas.

Entretanto, como já foi dito, é bem mais caro realizar até mesmo uma simples revisão em uma oficina autorizada. Muitas vezes, chegam a solicitar que diversas peças sejam trocadas, algo que está fora do cronograma de manutenção. Já a maior dificuldade na escolha de uma oficina independente é a confiabilidade do local, pois há chances de cair nas mãos de profissionais desonestos ou com pouca qualificação.

O ideal é conversar com quem entende do assunto e pesquisar muito, afinal, existem muitas oficinas que oferecem um serviço de alto nível, com mecânicos competentes e prontos para atender às demandas mais exigentes. A escolha fica a critério do cliente!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726