Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância do cadastro de clientes na gestão de uma oficina

A importância do cadastro de clientes na gestão de uma oficina

A gestão da sua oficina pode até estar organizada, mas se você está esquecendo de construir um banco de dados sobre os seus clientes, muitas oportunidades de vendas podem estar neste exato momento escorrendo pelas suas mãos.

O cadastro de clientes é um item muitas vezes subestimado, o que pode causar um impacto negativo na gestão do seu negócio. Este artigo vai te mostrar como é vantajoso para o seu negócio ter um cadastro de clientes bem feito e, principalmente, muito organizado , pois a forma de controlar este arquivo pode causar muita confusão quando não segue um padrão, principalmente em um setor de alta rotatividade como o de reparação automotiva.

Utilizando a tecnologia como estratégia para uma empresa, os trabalhos podem tornar-se mais rápidos e o relacionamento com o cliente muito mais otimizado, já que, com os softwares é possível melhorar a organização dos dados.

Esses programas têm dinamizado os processos em oficinas mecânicas, reduzindo custos de serviços e aumentando o lucro. E para que um cliente seja atendido da melhor forma possível, é necessário conhecer seu perfil a fundo. Além disso, com um cadastro, é possível fidelizá-los e gerar uma relação de proximidade que irá gerar bons resultados para ambos os lados.

A importância de um cadastro de clientes

Primeiramente, um cadastro comum nada mais é do que um formulário com informações importantes sobre os clientes. Geralmente, ele reúne:

  • Dados pessoais;
  • Endereço;
  • Marca e modelo dos veículos;
  • Procedimentos realizados;
  • Contatos.

Podem parecer informações simples, mas abrem diversas oportunidades para crescimento da empresa. Mantendo um histórico cadastral de todos os atendimentos feitos a um determinado cliente, será mais simples encurtar a distância e o tempo de retorno entre ele e o seu negócio.

Por exemplo: as estratégias de fidelização, que podem consistir em promoções específicas que se adequem ao que o cliente procura, ou até mesmo uma mensagem de parabéns em momentos apropriados, por exemplo. O que importa é ter em mente que informação sobre o consumidor significa, necessariamente, mais oportunidades!

A importância da fidelização

Além de investir para conquistar novos clientes, é sempre importante pensar em como fidelizá-los, pois esta simples atitude pode garantir a saúde financeira do seu empreendimento. Afinal, esta é uma forma eficiente de garantir uma lucratividade mínima todo mês.

Mas o trabalho não é tão simples quanto parece. Os clientes precisam de opções para realizar os serviços, e você precisa fazê-los perceberem que devem retornar. Em tempos de economia instável a fidelização é imprescindível, por isso procure sempre satisfazê-los da melhor forma.

Como fidelizar?

É importante oferecer um bom serviço e entregar o que foi prometido. Nada pode ser pior para um cliente que ter suas expectativas frustradas. Por isso, por mais que seja apenas uma troca de óleo, faça um trabalho de excelência e garanta que seus clientes tomem apreço pelo seu serviço.

A melhor forma de oferecer um bom atendimento é investir em capacitação para os seus funcionário e na modernização e manutenção dos seus equipamentos. Cuidando destes dois aspectos você certamente já terá a faca e o queijo na mão para que os problemas dos seus clientes sejam solucionados da forma mais atenciosa, ágil e efetiva possível, garantindo o principal ingrediente da fidelização: a satisfação.

Caso você não ofereça determinado serviço, procure indicar parceiros ou conhecidos, mostrando que você realmente pensa em satisfazer o seu público. Para os clientes que retornam ao seu negócio, ofereça brindes, seja desconto em algum serviço ou um produto grátis, algo que demonstre seu apreço.

Como elaborar e atualizar o cadastro de clientes

Para garantir as vantagens que um relacionamento diferenciado com o cliente proporciona, é preciso botar a mão na massa e entender como criar e alimentar a sua lista de cadastros. Fique agora com algumas dicas!

Padronização

É importante optar por um modelo único de cadastro, realizando treinamentos para os atendentes seguirem sempre o mesmo protocolo. Quando há um padrão, a submissão dos dados fica muito mais ágil e intuitiva para o colaborador responsável, agilizando as ordens de serviço e facilitando a vida dos clientes.

Organização

É preciso encontrar uma forma fácil e rápida de armazenar os dados dos seus clientes. Pode ser através de uma planilha do Excel, algum software específico para cadastros, ou mesmo um método manual (porém eficiente). O importante é que as informações sejam de fácil acesso para todos que fizerem atendimento.

Tecnologia

Para quem possui orçamento disponível e uma clientela volumosa, é importante não deixar informações tão preciosas confiadas somente ao papel e à caneta. A tecnologia pode agilizar totalmente o cotidiano de qualquer empresa e dar mais qualidade ao atendimento, além, é claro, de mais segurança e escaneabilidade às informações.

É possível contar com ótimas plataformas de gestão, desenvolvidas especificamente para oficinas mecânicas e auto centers. Então, não tem desculpa para continuar fazendo as coisas do jeito antigo.

Histórico de clientes

Nos cadastros, insira informações como serviços contratados e valores das movimentações de cada cliente. Assim, fica fácil perceber quais são os reais interesses dessa pessoa e sugerir novos atendimentos e ofertas.

Isso cria um sentimento de pertencimento nos clientes, que se sente levado a sério ao ser estudado para ser melhor atendido. A demanda por customização no atendimento é crescente, inserindo-a na rotina da empresa, ela irá render ótimos frutos.

Lifetime Value

O “Valor do tempo de vida do cliente” é uma métrica, usada para calcular quanto dinheiro um cliente gera ao seu negócio durante determinado período de tempo.
O cálculo consiste em: valor médio de vendas x número de vezes em que o cliente solicitou o serviço durante o ano x número de anos que a pessoa é cliente. Geralmente, isso já é algo que os softwares de gestão fazem automaticamente, o que garante um bom estudo da saúde financeira da empresa, discriminando o que cada cliente realizou e o que representa nos lucros.

Viu como um cadastro de clientes pode ser eficiente para a sua oficina? Além de melhorar o atendimento e fidelizar os clientes, você terá uma gestão de gastos e serviços muito mais completa, desde que busque sempre por mais informações, implantando novas estratégias para atingir melhores resultados. tudo isso fará você se destacar no mercado, ampliando seu faturamento.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726