Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Oficina para veículos de grande porte: 5 itens essenciais

Oficina para veículos de grande porte: 5 itens essenciais

O sucesso de uma oficina automotiva depende da qualidade e da variedade dos serviços e produtos, além de uma equipe bem treinada para oferecer o melhor atendimento possível. Mas no caso de veículos pesados, existem certas especificações e equipamentos próprios para eles, além de um certo conhecimento técnico diferenciado.

Afinal, para receber caminhões, tratores, ônibus e outros veículos de grande porte, a oficina precisa estar muito bem equipada, tanto de maquinário quanto de pessoal. Por isso, equipamentos e ferramentas como elevador automotivo e guinchos hidráulicos são alguns itens obrigatórios para quem deseja se destacar nesse ramo.

O diferencial de uma oficina de veículos pesados

O primeiro passo, para qualquer tipo de oficina, é estabelecer o que será oferecido (pintura, injeção eletrônica, troca de óleo, manutenção elétrica etc). Em seguida, contar com uma estrutura que comporte os veículos de grande porte. O local irá fazer toda a diferença para um bom resultado.

Para serviços como alinhamento e balanceamento, é necessário ter um elevador adequado e valas de inspeção. Além disso, vale lembrar que o estacionamento deverá comportar os veículos de grande porte, que não podem ser alocados em qualquer espaço.

Deve-se manter um bom estoque de peças, principalmente para caminhões, pois os motoristas estão sempre muito apressados para chegar aos seus destinos, e aguardar mais do que o necessário por uma reposição pode não ser nada agradável para eles.

Aposte no bem estar e em uma estrutura de qualidade. Os motoristas de veículos pesados passam grande parte do tempo viajando por longas distâncias, sem muito conforto. Eles vão ficar muito satisfeitos ao encontrarem um local com com cafezinho, banheiros, água, lanches e até mesmo wi-fi. Dessa forma, por mais que o serviço demore, o cliente se sentirá muito melhor atendido.

Agora vamos mostrar o que não pode faltar em uma oficina para veículos de grande porte.

Guinchos hidráulicos

São itens importantes, uma vez que elevam qualquer tipo de veículo, até mesmo os mais pesados. Um ponto interessante sobre eles é a segurança que oferecem a quem os opera, além da redução do espaço necessário para execução do trabalho.

Máquinas pneumáticas

Apertar parafuso de uma roda de caminhão está longe de ser um trabalho fácil. Este item não é o único que necessita de ajuste específico, que exija muito mais força por se tratar de um veículo pesado.

O ajuste das peças deve ser preciso para garantir a fixação adequada. Por isso, as máquinas pneumáticas são muito importantes para a fixação perfeita, além de otimizar tempo e reduzir um esforço extremo que seria gasto sem necessidade.

Scanner automotivo

Veículos atuais, inclusive os de grande porte, são cheios de painéis e sistemas eletrônicos, o que demanda ferramentas capazes de realizar uma leitura sobre o seu funcionamento. Dessa forma, o scanner automotivo torna-se um item imprescindível, pois aponta falhas, dentre outros diagnósticos importantes, ajudando a descobrir e evitar problemas, apontando as melhores formas de realizar o reparo adequado.

Cabine de pintura

Devem possuir uma estrutura adequada para que os veículos caibam nelas com facilidade. Seu piso deve ser reforçado para não sofrer danos por conta do peso. É importante fazer a instalação de equipamentos dentro da cabine, como elevadores e plataformas, para que quem estiver trabalhando possa alcançar todas as partes do automóvel, até mesmo as mais altas.

Elevadores automotivos

Já foi muito comum que as oficinas contassem com fossos ou valas de inspeção para os serviços undercar. Com a chegada dos elevadores automotivos, esse procedimento ficou para trás, já que eles elevam até mesmo os veículos de grande porte, tornando o serviço muito mais preciso e menos complexo.

Além da modernização e da melhor utilização do espaço do ambiente, os elevadores demonstram um cuidado diferenciado para com o veículo, até mesmo em questões estéticas em relação aos ultrapassados fossos. Manter um veículo suspenso sobre outro é uma forma de organizar melhor o espaço de trabalho e o armazenamento dos automóveis.

Essas ferramentas, além de darem um ar de sofisticação e modernidade ao estabelecimento, garantem um serviço totalmente diferenciado e ágil, assim como a satisfação dos seus clientes, que se sentirão muito mais seguros ao deixar seus veículos nas mãos de funcionários bem instruídos a utilizar o maquinário da melhor forma possível.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726