Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Quais os equipamentos essenciais de pintura e funilaria?

Quais os equipamentos essenciais de pintura e funilaria?

Em algum momento, qualquer automóvel precisará passar por reparos na lataria, frutos de danos e amassados causados no trânsito ou em casa. Mas qual a forma de ter sucesso no ramo e atrair mais clientes a cada dia para sua oficina? Com bons equipamentos para funilaria e pintura é bem mais fácil conseguir, além é claro de uma excelente mão de obra!

Adquirir as ferramentas essenciais é o ideal para que sua empresa possa prestar um serviço de confiança e qualidade, se adequando então à competitividade do mercado e fazendo com que sua empresa se torne destaque entre os concorrentes.

Hoje, iremos conhecer os equipamentos fundamentais para pintura e funilaria, que não podem faltar na sua oficina e entender porque também é importante adquirir ferramentas de qualidade. Confira!

Por que ter equipamentos próprios?

Não é novidade que a utilização de equipamentos adequados em uma oficina, proporciona muito mais produtividade. Mas qual a importância de ter equipamentos próprios? Para um trabalho impecável é importante ter as ferramentas certas, por isso muitos produtos e novas ferramentas estão disponíveis no mercado, com a evolução das novas tecnologias também é possível facilitar o dia a dia nas oficinas.

Como, no setor de reparação automotiva, a pintura é responsável pela beleza e proteção do veículo, ela se torna um fator determinante na compra e venda do veículo. E para isso, toda oficina deve fazer um investimento inicial adequado em itens e ferramentas, assim o proprietário poderá faturar com serviços cada vez mais rápidos e eficientes.

Também é de grande importância que todos os funcionários utilizem os equipamentos de segurança adequados, como máscaras de proteção, que são fundamentais para diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

Quais os principais equipamentos para a pintura e funilaria?

Para sua oficina oferecer o melhor atendimento, é preciso traçar uma lista com os equipamentos essenciais para funilaria e pintura, alguns itens que são fundamentais para garantir um bom serviço.

Confira quais são as principais ferramentas para o seu negócio ser um sucesso!

  • Martelinho de ouro

Considerado um dos principais produtos de uma funilaria, o martelinho de ouro, é utilizado para desamassar a lataria do carro, sem que seja necessário realizar uma nova pintura. Além de pouco agressivo, essa forma de reparo acontece de forma rápida e possui custos pequenos para a oficina, o que o torna uma opção em conta.

Não há uma lista fechada de ferramentas para a técnica realizada com martelinho de ouro, por isso muitas funilarias podem usar equipamentos diferentes. Mas, os principais são o próprio martelo e a repuxadeira, que devem ser materiais profissionais. Com essa técnica é possível retornar até 100% o estado da lataria do seu veículo, o que devolve o aspecto natural do carro.

  • Pistola de pintura

Item indispensável em toda oficina, a pistola de pintura, pode ser identificada em dois tipos diferentes: a de sucção e a de grávida. A única diferença entre elas está no reservatório de tinta, pois na primeira ele fica localizado na parte de cima, enquanto na segunda está na parte inferior.

Muitos reparos necessitam de pintura para ficarem em estado perfeito, mas deve-se tomar cuidado com a poeira, a grande vilã do processo, e preparar a superfície de forma correta. Não esqueça que as pistolas de sucção precisam estar adaptadas ao compressor para funcionar corretamente.

É recomendado que você invista em itens de boa qualidade, pois esse são peças e ferramentas importantes para o trabalho de funilaria e pintura.

  • Solda

O processo de solda MIG/MAG, é um dos mais divulgados atualmente, onde se utiliza um gás totalmente inerte, como o argônio. Esse método é mais rápido e eficaz que os demais, pois preserva a estrutura da chapa.

  • Compressor de ar

Compressores de ar têm várias utilidades em uma oficina de pintura e funilaria. A principal é a de apoiar a pistola de tinta, o que vai trazer mais rapidez para todo o processo.

É importante adquirir apenas compressores para essa utilidade e que sejam adaptáveis à pistola de tinta — esses modelos, normalmente, têm papel importante na regulagem da pressão do ar.

  • Secador

Num dia comum, um carro leva até 24 horas para secar naturalmente, sem nenhum processo de aceleração. Você sabia que esse tempo todo pode ser reduzido para menos de uma hora? Graças ao secador, que podemos encontrar em diversos modelos no mercado

Ainda é possível encontrar equipamentos mais desenvolvidos, em forma de painel, capazes de controlar diversas funções, como a intensidade e tempo de luz. Além disso, existem no mercado produtos mais compactos, que podemos utilizar em diversos tipos de veículos e serem guardados facilmente.

  • Elevadores e rampas

Mesmo que sejam caros, os elevadores automotivos são fundamentais para realizar o conserto de um carro. Esse item tem o propósito de agilizar o serviço, já que o mecânico não precisará se abaixar para mexer na parte inferior do automóvel.

Com um atendimento mais rápido, consequentemente haverá uma elevação no número de serviços prestados em sua oficina e uma maior satisfação dos clientes.

No mercado existem dois modelos principais de elevadores: os hidráulicos e os mecânicos. Enquanto o primeiro é acionado pelo óleo, o segundo utiliza um motor.

Um fator essencial é o espaço – porque para oficinas menores, o elevador pantográfico é o mais indicado.

  • Repuxadeira elétrica

Também conhecida como spotter, a repuxadeira elétrica vem mudando a forma de trabalho nas funilarias. Além de se destacar pela variedade de modelos e potências disponíveis no mercado, o principal diferencial da repuxadeira está na qualidade de seu projeto, pois a retirada de amassados na lataria de um veículo acontece em poucos minutos.

Para efetuar o seu trabalho, o equipamento usa eletricidade e soluções mecânicas, fazendo assim com que o funileiro repare amassados e ainda prepare a chapa para receber o acabamento.

A maioria das repuxadeiras/spotters utilizam a ferramenta estrela, que possui uma chapa com três pontas, utilizada para realizar procedimentos de reparo. No entanto, a máquina também pode ser encontrada com ponteiras de cobre, eletrodos de carvão e arruelas, para o mesmo fim.

  • Alinhador Ciborg

Quando acontece da suspensão do veículo sofrer alguma deformidade estrutural, por exemplo, quando o carro cai em um buraco, ela irá receber os cuidados necessários, para assim voltar ao local certo. É nessa hora que o ciborg entra.
Esse equipamento resistente, é usado para alinhar a suspensão do seu veículo de acordo com os padrões geométricos estabelecidos para cada carro, utilizando da força, ele distorce a estrutura para que ela possa voltar à sua posição original.

Mesmo deformada, é importante que a suspensão esteja inteira antes de passar pelo ciborg, pois caso a estrutura apresente rachaduras na torre dos amortecedores, no túnel ou nas longarinas, o equipamento corre o risco de aumentar seus danos. Por isso, é sempre importante se lembrar de submeter a suspensão a um processo de funilaria se ela estiver danificada.

  • Equipamento de proteção

À exposição constante, a produtos químicos e risco de acidentes, está relacionada ao uso indevido de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que todos os funcionários de uma funilaria devem sempre utilizar da forma correta.

Consta na lei, que esses equipamentos devem ser fornecidos pelos empregadores, e o ideal é que todos recebam um espécie de treinamento propício para usá-los corretamente.

Máscaras e óculos de proteção são os mais conhecidos, e eles servem para proteger todo o rosto e os olhos durante o processo de soldagem, evitando assim o contato da pele com produtos químicos e com a faísca ocasionada pela solda. Para a pintura, é importante que os empregadores forneçam luvas impermeáveis e macacões especiais para a realização do trabalho.

Mas qual a importância de adquirir equipamentos de qualidade?

Quando você oferece um bom serviço, garante bons resultados e aumenta a satisfação dos clientes, fazendo com que cada vez mais pessoas sejam atraídas para sua empresa.

É preciso ficar ainda mais atento: o preço não pode ser o mais importante na hora de escolher um produto. É indicado, que caso necessário, pague um pouco mais caro, para assim garantir a qualidade e a durabilidade do serviço. Melhor do que economizar na hora da compra, é pagar o preço justo por uma ferramenta que contribuirá com o seu trabalho, afinal ferramentas de baixo custo desgastam com facilidade e representam uma despesa de manutenção no futuro.

É importante também, que todos os funcionários sejam treinados para utilizar os equipamentos de forma correta, com orientações de manuseio e como realizar a manutenção dessas ferramentas. Isso é a garantia de um serviço profissional e um ambiente de trabalho seguro, com menos riscos de acidentes e menores danos aos instrumentos e trabalhadores.

É possível, também, negociar os preços e encontrar peças de qualidade no mercado, o que garante para a administração da sua empresa uma economia inteligente.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726