Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Principais erros na gestão de oficinas mecânicas

Principais erros na gestão de oficinas mecânicas

No ramo da reparação automotiva uma boa gestão é a melhor saída para manter o negócio forte, independente do tamanho da empresa. Diante de uma crise ou instabilidade financeira, que pode ser gerada pela economia do país, se sobressai aquele gestor que pode controlar toda e qualquer eventualidade que venha a acontecer.

Entender de mecânica automotiva e abrir uma oficina pensando só nas atividades que ali vão operar não é o suficiente para manter o sucesso do seu negócio. É preciso dedicação para que a sua oficina mecânica vá além. Assim, mesmo que a sua oficina não tenha sido afetada por alguma crise, você poderá definir um plano de crescimento sustentável e desenvolver uma competitividade forte diante do mercado tão concorrido.

E, para que sua gestão seja de sucesso e você não cometa erros, você deve evitar algumas falhas que muitos gestores cometem. Vamos conferir algumas delas?

Está montando a sua própria oficina? Clique aqui e confira o nosso Guia sobre como iniciar o seu negócio!

Não separar o pessoal do negócio

Esse é sem dúvida o erro mais é mais cometido por donos de pequenas mecânicas, mas não é difícil de ver acontecer também em empresas de médio e grande porte. Se trata também de um dos motivos mais comuns para a falência das oficinas.

Misturar as contas de fato, pode causar uma grande confusão na gestão dos recursos mais importantes para a sobrevivência do seu empreendimento: o dinheiro. E insistir nisso pode ser um grande erro para o negócio em um curto período de tempo.

A dica é: mudar esse cenário definindo um salário fixo para você. Utilizar também uma planilha de orçamento familiar para controlar esse salário e deixar as contas da oficina fora, é um bom começo. Organizar os gastos para que não use dinheiro do seu investimento em assuntos que não estão relacionados com a empresa.

Escolha errada de fornecedores

Acreditar que o cliente sempre vai escolher o melhor preço não é regra. É claro que o preço conta, mas não é a coisa mais importante.

Vários consumidores já tiveram experiências ruins quando escolheram peças e serviços mais baratos tendo que pagar mais pelas escolhas erradas no final. Por isso, a maioria dos clientes irão querer equilibrar os valores com a qualidade, estabelecendo uma relação custo-benefício. Nesses casos, a escolha de um fornecedor que ofereça peças originais e de boa qualidade pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Além disso, também é preciso atender às variedade de estoque, oferecendo também entrega rápida e planos de pagamentos adequados para facilitar as compras.

Falta de estrutura

Em muitas oficinas ocorre de o orçamento disponível para investimentos ser apertado. Alguns proprietários sequer contam com um.

Mas manter uma oficina com uma estrutura envelhecida e ultrapassada pode pesar na imagem do negócio, gerando também um maior esforço nas tarefas executadas. Até porque, com o espaço precário, o tempo para a manutenção e conserto dos veículos pode ficar maior, e o cliente pode preferir não voltar.

Algumas ferramentas e equipamentos envelhecem e se desgastam de forma natural, forçando a manutenção e renovação. E não é só com ferramentas e equipamentos que você deve se preocupar. O cliente também precisa ser bem recepcionado, o adequado é ter um espaço que sirva como sala de espera com alguns mimos (café, água, banheiro, Wi-Fi disponível gratuitamente, TV, etc.).

Não investir em qualificações para a equipe

Se você é um gestor ambicioso e pensa em expandir o seu negócio, investir em qualificação profissional pode ser uma estratégia importante e fundamental. De fato, tanto o proprietário quanto os mecânicos e outros colaboradores devem passar por cursos e treinamentos para se aperfeiçoarem no mercado, entregando um serviço de melhor qualidade para o cliente, onde a qualidade de serviço é percebida desde o atendimento a entrega do veículo.

Entretanto, muitos proprietários do ramo ignoram o fator da qualificação na gestão de oficinas mecânicas. E acabam perdendo força competitiva com o tempo, se tornando apenas mais um serviço prestado no mercado, sem referência em qualidade de serviço.

Falta de controle do estoque

Sem um plano de controle de estoque, você comprará mais por não saber o que tem. Ou, pior: não conseguirá prever períodos onde precisará manter um estoque alto, ocasionando no descontrole e acúmulo de equipamentos em períodos de baixa e deixando faltar peças em períodos de alta.

Em todos os casos, perde-se dinheiro — o que pode afetar o negócio. Por esse motivo, é essencial elaborar uma planilha de estoque e registrar o que se tem nele com entrada e saída de mercadoria.

Dessa forma, você sempre terá uma ferramenta organizacional para economizar nas compras, manter somente o estoque necessário e prever o controle de demandas.

Falta de capital de giro

Separar as contas pessoais das empresariais é importante para evitar a falta de dinheiro em caixa, mas isso não é tudo. É preciso se esforçar mais ainda, caso contrário, ainda será difícil manter o negócio.

A empresa necessita de recursos para caminhar com as próprias pernas e arcar com as contas e pagamentos, mesmo sem lucros no período de baixa procura pelo serviço. A questão é, quanto tempo sua empresa sobreviveria sem lucros suficientes para cobrir todas as despesas? Se você ainda não pensou nisso, é bom começar!

Para ajudar nessa organização, você deve criar uma planilha de fluxo de caixa e registar todas as entradas e saídas de dinheiro. Depois, com esse controle em mãos alinhe as compras e pagamentos com as previsões de receitas para ter dinheiro disponível. O aconselhável é também fazer uma reserva de dinheiro para emergências.

Não divulgar o seu negócio!

Para terminar, um dos maiores segredos para crescer com o negócio é o investimento em marketing, publicidade e propaganda. Mas muitos gestores ainda preferem o marketing boca a boca, o que é pouco se comparado com o universo de possibilidades que encontramos diante das redes sociais e internet.

Então, para você se tornar referência na sua região, é bom começar a investir em formas de divulgações. Os resultados podem ser surpreendentes!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdos exclusivos para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726