Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Crise na indústria automotiva se torna oportunidade de crescimento

Crise na indústria automotiva se torna oportunidade de crescimento

Com a crise na porta dos brasileiros a redução do crédito surge para dificultar ainda mais aquisição de um carro novo. A falta de emprego também assombra diversas pessoas, que preferem não correr o risco de assumir prestações de um financiamento. O que restou foi apenas a opção de cuidar bem seu automóvel. E neste momento o mecânico entra como uma das profissões que mais se expandiu em meio à turbulência da economia brasileira. Se você já atua no setor ou está em busca de uma boa e nova oportunidade de negócio, essa é uma grande alternativa.

Mas qual contexto levou a esse cenário positivo para as oficinas? É essencial compreendê-lo, assim é possível explorar essa oportunidade ao máximo, aumentando os lucros e conquistando a confiança do cliente através de um atendimento diferenciado.

A mudança principal tem relação com o novo comportamento dos consumidores que reflete em uma possibilidade de grande crescimento no setor. Entenda.

Com a crise econômica o comportamento do consumidor muda

Com o acirramento da crise no cenário nacional, ainda que com sutil crescimento em alguns índices, o consumidor se viu com o poder de compra limitado. Com isso, fez-se necessário reavaliar algumas decisões que antes podiam ser tomadas facilmente, sendo mais viável frear investimentos maiores (como imóveis e automóveis) e aguardar que o mercado se estabilize.

O setor automotivo sentiu os impactos diretos dessa crise. Apesar de um indício de recuperação econômica em 2017, ainda é pouco perto do período de queda nas vendas vivenciado recentemente pelo setor. Afinal, a compra de veículos novos pesa, e muito, no orçamento do brasileiro, que passa a ver a renovação da sua frota como desperdício.

A frota nacional envelheceu mais

Diante das estatísticas dos últimos anos, pode-se perceber uma tendência do mercado brasileiro de envelhecimento da frota atual. A fim de evitar grandes gastos, o usuário passa a manter o seu veículo por mais tempo, adiando o período de troca.

Com carros e motos circulando por mais tempo nas ruas, ocorre uma necessidade maior de reposição de peças derivadas de manutenções mais recorrentes.

As consequências disso podem ser desfavoráveis para as montadoras, que passam a ver as suas vendas reduzidas. Mas o mercado de autopeças se encontra numa posição extremamente favorável neste contexto, permitindo o aumento da cartela de clientes.

O mercado de autopeças ganha força

Com veículos circulando por mais tempo, inúmeros defeitos começam a aparecer, sendo necessária o reparo e a reposição de peças. E, com essa grande procura, o setor de autopeças se tornou um mercado aquecido para atuar.

Isto porque, além das manutenções corretivas que os veículos precisam eventualmente, os proprietários estão cada vez mais se conscientizando da necessidade de cuidados preventivos, uma forma de evitar prejuízos maiores e futuros, fortalecendo os serviços das oficinas mecânicas.

Outro ponto positivo presente é como esse processo também ajuda a aquecer de certa forma o mercado de veículos no país. Mesmo que o número de compra de carros e motos novos tenha caído, a venda de veículos usados continua crescendo, movimentando a economia.

O aumento da frota de veículos usados significa o aumento de mais usuários necessitando a reposição de peças constantemente.

Dessa forma, quem trabalha com autopeças deve se preparar para um aumento significativo nas vendas. O ideal para esse momento é investir em melhorias no seu negócio, aproxime-se e tenha bons fornecedores, prepare o seu plano de negócios para essa virada no mercado e aproveite essa oportunidade para expandir os seus lucros e áreas de atuação.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdos exclusivos para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726