Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Qual a importância da manutenção dos equipamentos em uma oficina?

Qual a importância da manutenção dos equipamentos em uma oficina?

Quando você ouve a palavra “oficina”, a primeira coisa que vem em mente é graxa. Muita graxa. Pessoas sujas, desorganização, ferrugem e calendários de décadas atrás com mulheres de biquíni. A despeito da imagem estereotipada perpetuada pela mídia até hoje, as coisas não são mais assim. Os donos de oficinas viram há muito tempo que manter um estabelecimento limpo e bem estruturado é essencial para atrair e satisfazer os clientes.

A mudança foi necessária para para que eles sobrevivessem ao mercado, que passou a deixar de ser exclusivamente um ambiente rudimentar. Agora a tecnologia tomou de conta, e com isso, a demanda crescente por serviços diferenciados.

Mesmo assim, ainda vemos que muitos não estão conseguindo ou simplesmente não querem se adequar a um padrão aceitável para atender melhor. Por conta disso, vamos falar neste artigo sobre a importância da manutenção em uma oficina mecânica e o que é necessário para que ela seja feita.

Por que é a manutenção é tão importante?

Os equipamentos são a cara e o diferencial de uma oficina. O mau uso e falta de manutenção podem fazer com que todo o investimento venha a ser em vão. Para um cliente, a primeira impressão é sempre a que fica, e a primeira coisa que qualquer um nota é a organização. Isso reflete fortemente no nível de profissionalismo da administração e dos funcionários, principalmente nos serviços prestados.

Nem os melhores equipamentos salvarão sua oficina de uma má impressão se eles não estiverem funcionando devidamente. Imagine que dor de cabeça fazer um reparo inapropriado em um veículo? Isso pode botar até mesmo a vida de alguém em risco, prejudicando toda a imagem do seu negócio.

Realizar a manutenção preventiva dos equipamentos também ajuda a manter sua vida útil, evitando gastos emergenciais no futuro. Vale lembrar que a saúde dos funcionários também está em jogo, pois o risco de acidentes aumenta quando equipamentos não funcionam em perfeitas condições. Para que tudo funcione nos conformes, aqui vão algumas dicas:

Manutenção periódica dos equipamentos

Isso não significa apenas deixar tudo limpinho e organizado. É necessário um investimento financeiro para evitar despesas em curtos espaços de tempo, já que sem manutenção, as ferramentas perdem consideravelmente a qualidade. Está diretamente ligado à produtividade, atração e fidelização de clientes, o que equilibra e até mesmo aumenta o fluxo de caixa.

Organização

Cuidar das ferramentas de trabalho é valorizar o seu dinheiro. É recomendado ter um local destinado a guardar os equipamentos, propiciando a eles mais durabilidade. Bancadas organizadoras são ótimas para isso. Elas causam boa impressão e tornam o trabalho muito mais fácil, além de desocuparem espaço que poderia ser utilizado para um melhor trabalho.

Equipamentos de boa qualidade

Não basta organizar se o seu material de trabalho é ruim. O trabalho em uma oficina envolve muito esforço físico invariavelmente, por isso seus funcionários precisam dos melhores apetrechos possíveis para que ele seja realizado com mais agilidade, prezando, claro, por boas condições. Economizar em equipamentos significa perder em qualidade de serviço e capacidade de atendimento.

Ambiente limpo

Manter uma oficina limpa não é uma tarefa fácil. Muito óleo, graxa, fluidos que mancham e são difíceis de remover. Mas tem que ser feito, pois os clientes precisam de um ambiente confortável e atraente e os funcionários renderão mais em um ambiente saudável. A limpeza deve ser feita todos os dias, de preferência com produtos de limpeza pesada próprios para isso. Adiar só faz com que essa sujeira acumule, tornando tudo mais complicado. Incentivar os funcionários a manter uma rotina de higiene para com o ambiente de trabalho ajuda bastante.

Cada equipamento possui diretrizes específicas de limpeza e manutenção, que devem ser obedecidas. Para isso, deve-se capacitar e instruir os colaboradores a realizarem-nas corretamente.

Capacitação de funcionários

A organização do local e conservação dos equipamentos só serão possíveis se todos estiverem qualificados e preparados para fazê-los. É ideal investir em cursos de capacitação para manuseio adequado das ferramentos, separar um tempo do expediente para que todos realizem a limpeza, promover palestras e workshops sobre a importância de um ambiente limpo etc. Isso pode ser feito em parceria com fornecedores, com a presença de técnicos, de preferência.

Calendário de manutenção e planejamento

Manter um relatório com datas de manutenção dos equipamentos e relatórios, discriminadamente, é de grande ajuda. Assim, cria-se um padrão automatizado: todos vão saber quando é a hora certa e o que precisa ser feito.

Quanto à parte burocrática, a tecnologia está sempre a favor. Com softwares adequados, prazos e automatização de serviços não serão mais um problema. Com o trabalho fluindo, sobra mais tempo para manutenção das coisas.

Viu como tudo isso é importante? O mercado não é para amadores e desavisados. É hora de colocar o que foi aprendido em prática e buscar manter sempre um ritmo de aperfeiçoamento na sua oficina, criando uma rotina, agilizando o ritmo de trabalho e conquistando cada vez mais clientes e fornecedores.

Esse post foi útil para você? Deixe um comentário ou sugestão, seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Inscreva-se para Receber Novidades

loading...

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726