Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Reparação automotiva: como modernizar sua oficina ou auto center?

Reparação automotiva: como modernizar sua oficina ou auto center?

O setor de reparação automotiva no Brasil tem vivido uma ótima fase, estando em alta desde 2016. Isso porque muitas pessoas deixaram de comprar carros zero quilômetro e optaram pelo conserto dos usados. Dessa forma, as empresas que oferecem serviços de reparo e manutenção preventiva têm se mantido aquecidas. Independente do contexto econômico, este é um mercado que sempre terá clientes, pois que tem um automóvel, seja ele novo ou usado, precisa estar com a sua manutenção em dia. Então, você, empreendedor, dono de oficina ou auto center, deve conquistar esses clientes e investir nessa ótima oportunidade.

Com tantos avanços tecnológicos que modificaram a indústria automobilística nos últimos anos, o setor de reparação automotiva não poderia ficar de fora, por isso é preciso estar atento ao futuro. O cliente não quer mais saber de oficinas à moda antiga (sujas, desorganizadas, com equipamentos antiquados). Ele quer modernidade, bom atendimento e um local confortável, que inspire confiança. Mas o que fazer para se preparar para esse futuro que está bem aí, à sua porta?

O post de hoje é uma mão na roda para te ajudar a investir da maneira certa. Você vai saber quais os desafios desse setor e no que investir para se destacar e se adaptar para não comer poeira! E para começar, separamos alguns deles.

Controle financeiro

Muitas empresas desse nicho são geridas por famílias. Por isso, o controle financeiro profissional é algo quase nunca adotado. Porém para que o seu negócio cresça, as finanças devem ser bem organizadas: ter em mão o orçamento anual, trabalhar bem o fluxo de caixa e ter um demonstrativo financeiro. Assim, você terá um planejamento mais eficiente e vai poder definir quais os períodos de maior faturamento da empresa.

Bom atendimento

Um atendimento ruim afasta os clientes. Atender bem quem chega à sua oficina é garantir o seu sucesso, e isso inclui todos os públicos. Esqueça do tempo em que auto centers eram ambientes exclusivamente masculino. As mulheres têm procurado cada vez mais os serviços de reparação automotiva, por isso você e seus funcionários devem estar preparados para atendê-las com respeito e educação. Assim, sua empresa vai ficar conquistar clientes de ambos os sexos, garantindo um diferencial e fazendo com que mais pessoas procurem pelos seus serviços. 

Estar antenado

Com tantos recursos nos carros mais recentes, realizar o diagnóstico de problemas não é mais como antigamente. Não é um ruído que vai dizer o que está errado. Acompanhar as tecnologias que surgem todos os dias é de extrema importância para garantir um atendimento diferenciado e eficaz, com equipamentos e ferramentas modernos, tendo sempre em mente que todo o investimento se converterá em ganhos.

Contratação de funcionários

Uma grande dificuldade dos donos de oficina é a insegurança em relação aos funcionários. Por medo de perdê-los para a concorrência ou até mesmo por acharem que, se muito qualificados, eles poderão abrir uma própria oficina, muitos empresários acabam não investindo em capacitação. Se você pensa dessa forma, saiba que está errado. Quanto melhor for o seu funcionário, mais produtivo será o seu negócio.

O futuro da reparação automotiva

As oficinas que possuem destaque no mercado são verdadeiras centrais de atendimento de veículos, com equipamentos de última geração, vários tipos de diagnósticos, manutenções minuciosas até mesmo cadastros online após o check-up. Tudo isso é possível graças à incorporação de ferramentas tecnológicas como vídeos e softwares de última geração, dentre outros recursos. Então, fica a pergunta: como se preparar para o futuro?

Fique de olho no cliente online

O cliente contemporâneo não é mais aquele que confiava cegamente no diagnóstico do mecânico. Ele é conectado, bem informado e sabe tudo o que está rolando no mundo automotivo. Por isso, ele é exigente e até mesmo desconfiado ao deixar seu carro nas mãos de um mecânico. Este cliente, ainda por cima, já sabe das especificações do carro, seus possíveis problemas e principalmente as avaliações positivas e negativas de cada empresa do mercado. Por isso o marketing digital é tão importante na hora de conquistar possíveis clientes e garantir sua presença no mercado.

Invista em redes sociais

A partir do momento em que uma empresa começa a investir em marketing digital, as redes sociais tornam-se imprescindíveis para que ele dê certo. Para isso, vale realizar uma pesquisa com seus clientes para saber quais redes eles acessam com mais frequência e começar a divulgar a imagem da sua oficina ou auto center em cada uma delas.

Tenha um sistema de gestão

Um software de gestão padroniza e possibilita funções mais práticas, como ordens de serviço, orçamentos mais transparentes, previsibilidade de entrega, status do andamento dos serviços em tempo real via smartphones e check-list de manutenções. Uma oficina pode e deve ser um ambiente organizado, eficiente e de alta produtividade.

Invista em tecnologia

Não dá para cogitar uma oficina hoje em dia sem equipamentos tecnológicos. Uma vez que os carros estão cada vez mais modernos, os mecânicos nem arriscam mexer nas peças sem o cartão da seguradora em mãos, portanto, certas ferramentas e equipamentos são imprescindíveis em um auto center. Alguns deles são elevadores automotivos, desmontador de rodas e balanceador de pneus. Quem não tem, perde para a concorrência. Nesse novo cenário, quem quer acompanhar a evolução da reparação automotiva precisa estar atualizado, estudar e conhecer tudo o que há de novo no mercado.

Preste serviços especializados

A oferta de serviços especializados tem dado muito certo no mercado de reparação automotiva. Algumas empresas se destacam por lidarem com problemas em airbags e condicionadores de ar, por exemplo. É importante observar se há algum serviço com maior procura. Se for o caso, não perca tempo e passe a oferecê-lo.

Agora que você já sabe no que investir para ter uma oficina ou auto center moderno e produtivo, que tal começar a botar em prática?

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726