Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Gestão de oficina mecânica: 5 dicas infalíveis

Gestão de oficina mecânica: 5 dicas infalíveis

Para que um negócio se mantenha ativo é preciso muito mais que apenas conhecimento. Por mais que seja imprescindível, deve ser atrelado a equipamentos de qualidade, para que os serviços prestados tenham sempre um alto nível de excelência. O mesmo vale para os profissionais e produtos da oficina. Para que o cliente se sinta bem atendido, toda oficina deve ter profissionais capacitados que dominem bem suas funções, com conhecimento e boas ferramentas, aliados à tecnologia.

Antes, quase tudo podia ser resolvido naquela oficina do bairro, onde você já conhecia o mecânico, que já era quase “de casa”. É inegável que uma boa relação com o cliente e o conhecimento adquirido na prática são importantes, mas vale lembrar que as coisas mudaram.

A tecnologia transformou a maneira como os serviços são oferecidos: agora lidamos com produtos muito mais modernos, sendo muito mais difícil realizar uma manutenção apenas com uma simples caixa de ferramentas. O texto de hoje é sobre esse novo modelo de oficina, que deve estar sempre se reinventando e se adaptando às novidades do mercado automotivo. Quer saber o que fazer para estar sempre à frente? Continue ligado no post!

Como garantir um diferencial?

Para começar, todas as áreas da oficina — organização, atendimento, estrutura física, pessoal etc — devem ser analisadas criteriosamente, contando com o envolvimento de todo o time de funcionários, para que seja possível perceber onde há problemas e o que pode ser melhorado. As dicas a seguir parecem simples, mas seguindo direitinho, você vai ver como elas podem mudar todo o rumo do seu negócio.

Gestão otimizada

O perfil do seu cliente — de cada um deles — é fundamental na hora do planejamento para ter um diferencial competitivo. Uma abordagem pessoal, porém sem perder a agilidade é muito importante, ou seja, estar apto a lidar com vários tipos de pessoas e fazer com que elas sintam que aquele atendimento foi planejado e personalizado especialmente para ela.

Hoje existem diversos softwares de gestão que permitem a elaboração de promoções individuais ou segmentadas para determinado perfil de cliente, a partir de um cadastro com dados sobre ele, garantindo um atendimento otimizado.

Variedade de serviços

Ficar apenas na revisão e troca de óleo está ultrapassado. Com automóveis cada vez mais modernos, prestar apenas esse tipo de serviço pode te botar lá atrás em relação à concorrência. Oferecer vários tipos de serviços não quer dizer fazer tudo o que existe no mercado, e sim abrir uma gama de opções que atendam ao seu público, afinal de que adianta oferecer algo pelo qual seus clientes não procuram? É como tentar vender sopa para quem procura por sorvete.

Além de vários serviços diferenciados, muitas oficinas oferecem produtos que os consumidores precisam. É uma boa forma de lucrar ainda mais, pois enquanto espera, o cliente conferir o que tem na vitrine de novidades para o seu utilitário, como aditivos, tapetes, lubrificantes, limpadores de para-brisa e diversos outros acessórios.

Profissionais habilidosos

Nada substitui um profissional bem capacitado para solucionar qualquer tipo de problema. Ele deve aliar o talento adquirido na prática às novidades que não param de surgir no mercado. Um mecânico que não alerta o cliente sobre a importância de realizar as manutenções necessárias periodicamente não pode ser tido como confiável.

Para isso, é necessário investir em capacitação profissional e treinamento em serviços credenciados, que são esses mais específicos. Ter uma boa equipe é uma ótima maneira de gerar mais lucros e fidelizar clientes.

Presença online

Para ser vista, a sua empresa deve estar presente na internet. Muitos clientes não sabem como funciona uma oficina ou nem mesmo sabem que estão precisando fazer uma visita até se deparar com algum problema. Quando surgem os contratempos que as pessoas procuram pela solução online, e é aí que você deve agir.

O site, além do institucional de praxe, deve dedicar uma aba da página a conteúdos informativos sobre manutenção de veículos e novidades do mercado automotivo, esclarecendo as dúvidas dos clientes.

As redes sociais também são extremamente eficazes para quem quer ter destaque e vender mais. Facebook e Instagram, principalmente, tornaram-se aliados indispensáveis na divulgação de um negócio e para estabelecer um vínculo mais próximo com o seu público.

Bom maquinário

É importante ter todos os melhores equipamentos disponíveis para o que sua oficina oferece, caso contrário, pode acarretar em transtorno para o cliente, que pode sair de lá não muito satisfeito. Além de um bom maquinário, devem ser realizar revisões periódicas em todos os equipamentos, priorizando os mais importantes e mantendo um controle dos intervalos de manutenção através de planilhas. Quanto às novidades em equipamentos, é bom levar em conta de que um investimento mais alto pode significar um retorno financeiro ainda maior.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726